Publicado em: 12 de setembro de 2021

Confira o regulamento da Copa FMF

A Federação Maranhense de Futebol publicou o Regulamento Específico da Copa FMF 2021. A competição, que não foi realizada em 2020 devido a pandemia, concederá vagas para a Copa do Brasil e Brasileiro Série D 2022.

Clubes, torcedores, integrantes da imprensa, ou qualquer pessoa interessada, podem enviar sugestões de alterações do Regulamento até o dia 20 de setembro, conforme prevê o Estatuto do Torcedor. O e-mail para envio das sugestões é ma.competicao@cbf.com.br. O Regulamento provisório está disponível no site da FMF (futebolmaranhense.com.br) na aba Documentos.

 

Confira os principais pontos do Regulamento:

 

a) A FMF decidiu manter a competição, pois, além de estar prevista nos REC´s da Séries A e B, ocorreu melhora significativa nos números da pandemia. Assim, os times tem mais uma oportunidade de conquistar as vagas e levantar um título este ano.

b) Não será cobrada a taxa de registro de atletas na FMF

c) A competição será Sub 23 (atletas nascidos a partir 1998), podendo ser inscritos até 3 atletas acima da idade. Cada clube poderá utilizar até 8 atletas amadores. Os clubes terão que ter no mínimo 10 atletas nascidos no Maranhão ou que já estejam federados aqui. Essas medidas garantem significativa redução de custos aos clubes, com salários mais acessíveis, diminuição dos custos com taxas de transferência entre Federações, moradia de atletas, bem como oportunizam mais chances aos nossos atletas.

d) O limite máximo é de 30 atletas por equipe

e) O Sistema de disputa também buscou reduzir os custos. Diferente das edições anteriores (com grupo único na Primeira fase), a Copa FMF 2021 será disputada da seguinte forma:

a. Primeira Fase: 8 clubes (6 clubes da Série A 2021 que não possuem vaga no Brasileiro 2022 – Pinheiro, Juventude, IAPE, São José, Imperatriz e Bacabal) e o campeão e vice da Série B 2021) – divididos em 2 grupos de 4 clubes, jogando grupo x grupo, em jogos de ida – total de 4 jogos para cada clube

b. Segunda Fase: Semifinais com cruzamento entre 1ºA x 2ºB / 1ºB x 2ºA – jogos de ida – mando de campo do 1º de cada grupo – 1ºs jogam pelo empate

c. Terceira Fase: Final entre os classificados das Semifinais – jogo único – mando de campo do clube de melhor campanha – empate, decisão por pênaltis

d. Total de jogos até a final: 6

f) Vagas: a ideia inicial é de que o Campeão escolha a vaga da Copa do Brasil 2022 OU o Brasileiro Série D 2022. Após a escolha, a outra vaga ficará para o vice-campeão.

g) Início da competição: 08/11/2021

h) Término da competição: 04/12/2021

Após a análise das sugestões enviadas, será feita a publicação do Regulamento Específico definitivo e da Tabela Base.

 

Fonte: Maranhão Esportes

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *