Publicado em: 26 de setembro de 2020

Quase 900 pessoas aguardam por transplantes de órgãos no Maranhão

A campanha Setembro Verde tem como finalidade esclarecer e conscientizar a população sobre a doação de órgãos. Com o tema “#avidacontinua. Doe Órgãos. Converse com sua família”, a campanha nacional alerta possíveis doadores sobre a importância de compartilhar com os familiares o desejo de ser doador. Tal ato pode salvar vidas que estão à espera na fila há meses.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) possui atualmente 885 pessoas à espera de doação de órgãos e tecidos no Maranhão. Segundo a Central Estadual de Transplantes, são 270 pessoas a espera de rim, 4 a espera de doação de fígado e 611 de córnea. Segundo a SES os órgãos que são mais doados no Estado são rins e o tecido mais doado são córneas.

No Maranhão o Hospital Universitário da UFMA é credenciado para realizar transplantes de coração, fígado, rim e tecido (ósseo/córnea). Com a pandemia diversos registros de queda no número de doadores em todo o Brasil foram notificados. No Maranhão, de março a agosto deste ano, foram realizados 2.838 transplantes: 2.187 transplantes de córnea, 646 de rim e 5 de fígado.

As informações são do MA 10

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *