Publicado em: 14 de agosto de 2019

O que você deve saber sobre as injeções anticoncepcionais

As injeções anticoncepcionais são substâncias aplicadas no braço ou no glúteo, usando uma seringa a fim de impedir temporariamente a gravidez. É um método muito eficaz de contracepção para mulheres. Estima-se que de cada 100 mulheres que a usam corretamente, menos de 1% engravida.

Dependendo de seus componentes, a eficácia desse método contraceptivo pode durar de um a três meses. Além disso, recomenda-se às mulheres que estão na idade da adolescência o uso das injeções mensais. A razão para esta indicação é que assim, recebem uma dose menor de hormônios.

As injeções contraceptivas protegem por 33 dias a partir da aplicação. Uma vez decorrido este tempo, mesmo que seja por um dia, a proteção contra a gravidez é perdida. Portanto, a mulher deve receber a injeção na mesma data todos os meses.

Vantagens e desvantagens 

Como quase todos os produtos, as injeções contraceptivas também apresentam vantagens e desvantagens. Portanto, será a decisão de cada pessoa escolher este método ou não como um sistema de prevenção da gravidez.

Como é administrado uma vez por mês, seu uso é discreto e confiável. No entanto, não protege contra o HIV ou outras infecções sexualmente transmissíveis, o que é importante ter em mente.

Não é recomendado usar este método durante o período de amamentação e pode ser um pouco desagradável para aquelas pessoas que têm horror às agulhas.

Muitas pessoas pensam que isso pode gerar esterilidade, impossibilitando a capacidade de se reproduzir mesmo após a suspensão do seu uso e que mulheres adolescentes não devem usá-lo. No entanto, essas ideias são completamente falsas.

As injeções anticoncepcionais causam mal-estar ou problemas de saúde?

Estas injeções não estão ausentes de certos riscos que são importantes para avaliar ao iniciar sua administração. Algumas mulheres mencionaram náuseas e mudanças na regularidade em que ocorre a menstruação.

Isso se deve ao efeito do conteúdo hormonal dessa medicação, que pode alterar o curso normal do funcionamento do organismo. Além disso, pela mesma razão, é possível que as injeções contraceptivas causem um leve ganho de peso na mulher que as utiliza.

Desta forma, para maior segurança, é importante que, antes de utilizar este método contraceptivo, consulte um médico para que a oriente e assim, você possa escolher o método mais adequado.

Conclusão

As injeções anticoncepcionais são eficazes na prevenção da gravidez se forem aplicadas no momento certo. A taxa de sucesso atinge 99%, sendo tão eficaz quanto a ligadura das trompas de falópio.

No entanto, é muito importante ter em mente que este tipo de método contraceptivo não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, portanto, os preservativos também devem ser usados ​​para prevenir tais doenças.

Fonte: Direto da Redação com informações do site Melhor com Saúde

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *