Publicado em: 15 de maio de 2019

Novas estratégias da Polícia Civil resultam na redução de 20% no número de homicídios no interior do Estado

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, implantou novas estratégias que resultaram na redução de 20% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos 213 municípios do interior do Estado no primeiro trimestre de 2019, se comparado com o mesmo período do ano passado.

“Desde 2015, houve uma redução expressiva na capital e no interior se manteve estável, e percebemos que com a nova diretriz investigativa começamos a mudar essa curva nos números, conforme está na estatística, uma redução de 20% comparando os trimestres de 2018 com 2019”, afirma o delegado Armando Pacheco, Superintendente de Polícia Civil do Interior.

A Polícia Civil vem dando uma atenção maior aos crimes de homicídio, e os delegado titulares das ’20 Delegacias Regionais’ estão imbuídos de conduzir pessoalmente investigações de crimes de homicídio bem como acompanhar as investigações naqueles municípios menores.

O resultado dessa nova diretriz de trabalho é o aumento considerável na identificação de autoria e prisão dos autores dos crimes contra a vida, acarretando saldos positivos para a segurança pública do estado.

Através das novas estratégias de investigação utilizadas pela Polícia Civil, foi possível capturar vários autores de homicídios, exemplo de Barra do Corda onde foram presos vários pistoleiros, dentre eles uma dupla que era responsável por mais de 10 assassinatos naquela região.

“Hoje temos a atenção voltada para a região de Barra do Corda e cidade de Grajaú, assim como para as demais regionais que vêm tratando com prioridade as investigações de crimes de homicídios. Hoje o Delegado Regional, que até então era um cargo administrativo, ele passa a conduzir pessoalmente muitas investigações de crimes de homicídios, principalmente aqueles não solucionáveis de imediato, que não se tem indícios da autoria”, destaca Armando Pacheco, delegado.

Durante os meses de janeiro a março, em paralelo ao endurecimento das medidas adotadas pelo Sistema de Segurança foram fortalecidas as ações focadas no reforço ostensivo e na investigação criminal.

Fonte: Direto da Redação com informações da SSP-MA

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *