Publicado em: 13 de março de 2019

O homem cujo sangue ficou branco de tanta gordura

O homem, de 39 anos cuja identidade não foi revelada, sofre de diabetes, mas nos dias anteriores à ida ao hospital não tinha tomado seus remédios de uso contínuo.

De acordo com o relato do caso, publicado nesta semana na revista “Annals of Internal Medicine”, o homem foi submetido imediatamente a um tratamento intensivo, onde os testes revelaram que seu sangue tinha “síndrome de hiperviscosidade devido ao nível extremamente alto de triglicérides”.

Uma das coisas que mais chamou a atenção dos médicos foi a cor do sangue do paciente.“Inicialmente, o tom era mais claro que o sangue venoso escuro normal”, diz Köhler.

Os triglicérides são um tipo de gordura que vem de alimentos como a manteiga e óleos, embora níveis elevados possam ter outras causas, como doenças genéticas, obesidade, uso de drogas ou álcool e cigarro em excesso.

Tratamento alternativo

Em casos como este, os médicos usam uma máquina para retirar a gordura do sangue e, assim, reduzir sua viscosidade. No entanto, a situação deste paciente era tão extrema que os filtros para sugar a gordura entupiram diversas vezes.

Os médicos tiveram de agir rapidamente para remover o excesso de gordura, restaurar o pH do sangue e, assim, estabilizar o paciente.

“Até onde sabemos, este é o primeiro caso de hipertrigliceridemia severa que precisou de flebotomia para salvar o paciente depois que o procedimento padrão falhou”, diz Köhler.

Combinação de fatores

O médico contou à BBC News Mundo que o homem agora não tem “sintomas residuais”, teve alta e recebe atendimento ambulatorial.

De acordo com a hipótese de Köhler, os altos níveis de gordura no sangue do paciente foram causados ​​por uma combinação de resistência à insulina, obesidade, dieta inadequada e diabetes que não foi tratada adequadamente.

Fonte: BBC

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *